Busca livre
Busca simples
Título
Autor
Ano
Busca avançada

SOBRE A OBRA

BARTOLUS de Saxoferrato, ca. 1314-1357
In Primam ff. noui Partem. Cum Adnotationibus Alex.Barb.Parisij,Claud. a Seissel.And.Poma.Ioan. Franc.Roue.atq; aliorum: eisdemq; sane integris, necvt antehac concisis, insractis. Praestitimus nouissimae...
Este volume existe na coleção da biblioteca de Salzburgo e é mencionado no GK XII: 3910.
Bartolus de Saxoferrato nasceu em 1314, em Venatura, junto a Saxoferrato, e é considerado o mais famoso jurista do Ocidente. Relaciona-se o seu nome a seus comentários a todo o Corpus Iuris Civilis, a todos os "Consilia" e todas as questões e tratados. Acompanha a sua obra completa um Repertorium.
Até 1615, foram editadas obras completas monumentais. Especialmente na Itália houve muitas edições no século XVI. Para o desenvolvimento do Direito na Europa a obra de Bartolus era imprescindível. Os juristas e os tribunais não seriam capazes de solucionar questões de Direito sem uma edição do Bartolus. Bartolus tornou-se a figura guia da dogmática do Direito e com ele a época dos comentaristas atingiu seu ponto alto. Mas, apesar de sua importância para o Direito, até hoje ainda não existe uma edição crítica de seus textos.
Faleceu em Perugia a 13 de julho de 1357.


Referência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas. Departamento Técnico.
Bibliotheca Universitatis: Livros Impressos dos Séculos XV e XVI do Acervo Bibliográfico da Universidade de São Paulo. São Paulo: Edusp: Imprensa Oficial, 2000. 712 p. (Uspiana - Brasil 500 Anos).


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas. Departamento Técnico.
Bibliotheca Universitatis: Livros Impressos dos Séculos XVII do Acervo Bibliográfico da Universidade de São Paulo. São Paulo: Edusp: Imprensa Oficial do Estado, 2002. 2 v. (Uspiana - Brasil 500 Anos).