Busca livre
Busca simples
Título
Autor
Ano
Busca avançada

SOBRE A OBRA

VESALIUS, Andreas, 1514/15-1564
ANDREAE VESALII BRVXELLENSIS, SCHOLAE Medicorum Patauinae professoris, de Humani, corporis fabrica Libri septem.
Vesalius nasceu em Bruxelas na noite da passagem do ano de 1514 para 1515. Faleceu a 15 de Outubro de 1564, numa viagem a Jerusalém. Era filho do farmacêutico da corte de Carlos V, e pertenceu a família originária de Wesel, na Alemanha.
Vesalius foi inicialmente professor de cirurgia em Pádua, mais tarde, médico particular de Carlos V e de Felipe II, de Espanha. Foi também médico prático de muito sucesso.
Recomendou que se examinasse com todo o cuidado o cadáver para se chegar a um conhecimento mais aprofundado da própria estrutura do corpo humano. É conhecido, por isto, como o fundador do moderno estudo da anatomia.
Sua obra De humanae corporis fabrica é considerada como pedra angular do desenvolvimento da medicina. As xilogravuras desta primeira edição aqui descrita, acredita-se, foram desenhadas por Ticiano e gravadas por Stephan van Kalkar.


Referência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas. Departamento Técnico.
Bibliotheca Universitatis: Livros Impressos dos Séculos XV e XVI do Acervo Bibliográfico da Universidade de São Paulo. São Paulo: Edusp: Imprensa Oficial, 2000. 712 p. (Uspiana - Brasil 500 Anos).


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas. Departamento Técnico.
Bibliotheca Universitatis: Livros Impressos dos Séculos XVII do Acervo Bibliográfico da Universidade de São Paulo. São Paulo: Edusp: Imprensa Oficial do Estado, 2002. 2 v. (Uspiana - Brasil 500 Anos).